• 006

ICHARGER 208B

developed for GRSBOATS Company

Os carregadores da linha ICHARGER são conhecidos pela precisão de balanceamento e calibragem de fábrica. O modelo 208b é compatível com baterias do tipo litio com até oito (8) células .Assim como outros carregadores a sequencia recomendada para ligar o ICHARGER  é: conecta-lo à fonte, conectar o plug de balanço das Lipo baterias, conectar os cabos de força obedecendo a correta polaridade, carregar ou descarregar os packs e ao fim destes processos desconectar a bateria do carregador e finalmente desligar a fonte.Para os diferentes tipos de baterias observar com atenção os respectivos parâmetros de voltagens.

Especificações

opera com voltagens de 4,5v-32v VDC

corrente: 0,05 – 20,0 A

descarga: 0,05 – 20,0A

carga máxima: 350W em voltagem de 18V

descarga máxima: 30W

descarga máxima regenerativa: 350W

descarga máxima externa: 600W @ 30V/20A

drenagem de corrente para balanceamento: < 350mA

precisão de balanceamento: < 10mV

Litium(Lipo/Lilo/Life) número de células: 1-8 (sem modo de balanceamento,expansão de Life até 10s)

Nicd/Nimh número de células: 1-25 series

Pb número de células: 1-18 (2-36V)

armazenamento de arquivos(logfile):  16Mbits (36 horas)

memórias: 10

controle inteligente de temperatura

conexão PC via USB

peso; 420g

dimensões: 143X97X23 (comp x larg x alt)

*O carregador ICHARGER modelo 208b utilisa  avançada tecnologia conhecida por,”synchronorus buck-boost DC/DC converter, que converte a energia de saída com uma eficiência de 90%.Com isto  ocorre uma economia de consumo e  redução do calor interno na unidade  tornando este  carregador um dos  mais compactos e de melhor mobilidade do mercado.

* Vem equipado com diversos cabos  e pode ser operado em voltagens que variam de 4,5V a 32V para evitar sobrecargas à  fonte de alimentação.

* O ICHARGER pode ser utilizado com três tipos de baterias:  Lipo,Life e Lilo e vem equipado com balanceador de células totalmente  integrado.

* Proteção inteligente de temperatura interna por conta de sensores acoplados a ventilador que é ativado se a temperatura for superior a 60C e com redução de potencia em 25%.Acima de 65c ocorre o desligamento automático da unidade.

* Memória para dez (10) packs de baterias que podem ser salvas e transferidas para arquivos no PC.

* Painel de LCD de 2 X 16 capaz de prover informações como modo ativo,corrente,voltagem,carga total(mAh),tempo de carga,temperatura e outros.

* Diversos modos de carga e descarga para atender as mais variadas necessidades do consumidor.Para baterias de Litium  carga com balanceamento, carga normal, descarga, carga rápida ,armazenamento, carga/descarga e vice versa, reciclagem e monitoramento da bateria. Paras as de Nicd/Nimh carga automática, carga manual ,descarga, reciclagem(carga/descarga).Para as de chumbo (Pb) carga e descarga.

* Capacidade única de descarga regenerativa de 350W.A descarga regenerativa aproveita parte da energia de saída da bateria que é devolvida ao pack de maneira diferente das descargas tradicionais que produzem  calor através de um transistor.Isto significa que quando estamos descarregando um pack Lipo para armazenamento podemos estar recarregando eventualmente uma bateria de chumbo ácido. O valor de corrente e voltagem que uma bateria pode receber limita o total de potencia que pode ser alcançado, ou 350W, que de fato é menor.

* Programa único para descarga de baterias Lipo. Utilisando uma resistência externa,pode-se promover uma descarga máxima de 600W a 30V e 20A.

* Programa único de monitoramento de baterias do tipo Lipo. Caso o usuário venha a utilizar outro equipamento para carga ou descarga de um pack, é possível usar o ICHARGER para monitorar  as voltagens das células individualmente ,a temperatura e o tempo total de uso. Se por ventura alguma célula apresentar problemas de carga/descarga, excesso de temperatura ou tempo excessivo de uso do aparelho um alarme sonoro é acionado e uma mensagem piscante é mostrada no visor.

*  Outra função é o teste de motor elétrico escovado ou “brushed” que pode ser amaciado ou fornecer parâmetros como  desempenho ,tolerâncias e etc.

* O ICHARGER poder ser utilizado como fonte de energia para cortadores de isopor ou “hot wire foam cutter”.

* O ICHARGER pode monitorar e fornecer a resistencia interna de cada célula assim como de todo o pack de Lipo.

* O ICHARGER vem equipado com proteção contra inversão de polaridade, excesso de temperatura, descarga/carga excessiva ,carga máxima e tempo máximo de funcionamento.

* O ICHARGER 208b tem memória interna do tipo “flash” de 16Mbit,capaz de armazenar dados de carga e descarga por 36 horas.

* Suporte de atualizações de software via cabo USB. O ICHARGER também suporta o programa “logview” que analisa e plota  as cargas e descargas de baterias Lipo ( visitem : http://www.logview.info)

O ICHARGER modelo 208b vem com manual de instruções, um par de terminais do tipo  jacaré, um sensor de temperatura, cabo mini USB, cabo de força  com conectores “bullet” de 4mm, placa de balanceamento  e cd de instalação.  A interface e botões de controle são interativos e de fácil compreensão para aqueles que já possuem equipamentos deste tipo.Como todas as minhas baterias possuem conectores do tipo “bullet” de 6mm fui obrigado a modificar o cabo de força original. Recomenda-se uma fonte com um  mínimo  de 20A para alimentar este carregador.

001 002 003

Com este carregador é possível monitorarmos a resistência interna de cada elemento de uma bateria Lipo.O aumento da resistência interna é um indicativo que a bateria esta perdendo potencia e produzindo mais calor.Para efeito de valores considera-se 3 miliohms ou menos para competição, de 3 a 5 miliohms para uso esporte e  10 miliohms ou maior necessidade de descarte do “pack” .

015 017 016

O monitoramento de uma bateria garante sua longevidade através das informações  das suas  células.Fazendo o seu balanceamento garantimos o máximo de potencia de um pack.

007 008 020

As  funções  carga, descarga e carga rápida seguem os padrões da maioria dos demais carregadores processados bastando ajustar os valores desejados para cada tipo de bateria.

009 012 010

No modo descarga/carga ou carga/descarga ocorre uma reciclagem da bateria de modo a nivelar as capacidades individuais das células de maneira diferente que em modo balanceamento. Usando um ” external board” é possível carregar vários (até 6) packs de baterias simultaneamente desde que todos tenham as mesmas características de voltagem ou número de células independente do valor de descarga como as da foto.

014 018 024beeps

Apesar de ser calibrado de fábrica este carregador permite acessar o modo calibragem caso o usuário perceba algum desvio de medição normalmente feito com um multímetro digital. Havendo alguma disparidade entre os valores observados com o carregador proceder da seguinte maneira:

1- pressionar simultaneamente os botões >Stop> Dec> Inc> Start , ligar o ICHARGER via fonte e  liberar os botões após ouvir 3 beeps.

2- Conectar a bateria ao carregador com os cabos de força e depois a tomada de balanço.

3- Com o carregador acionado pressionar o botão Stop por 3 (três) segundos.

4- Pressionar Inc ou Start escolhendo a voltagem “need to be calibrated” e pressionar ao mesmo tempo os botões >Dec> Inc >Start por mais 3 (três) segundos.

5- Neste momento  a voltagem começa a piscar para cada célula da bateria e os valores podem ser alterados usando os botões Inc ou Dec .Pressionando Start a voltagem piscante muda para outra célula e assim sucessivamente.

6- Para finalizar basta pressionar Stop e toda vez que for necessário este ajuste deverá se repetir os passos de 1 a 6.

O ICHARGER tem muitas funções, algumas avançadas, como o modo descarga extendido onde se utilisa uma resistência externa conectada à bateria e outros que deixarei para os leitores desta matéria consultarem o link que direciona ao manual de instruções. Para quem deseja e necessita de um carregador com estas características os da linha ICHARGER são os meus preferidos.

Atualisado em 26/06/2013

GO FAST AND TURN RIGHT!

Gill Roland Sonsino

ICHARGER 208b: http://www.hillrc.com/EnProductShow.asp?ID=94

manual: http://www.hillrc.com/endownload.asp?BigClassName=&SmallClassName=

  • Client - GRSBOATS Company
  • Date Completed - 07/2013