• 027a

DELTA FORCE 36

developed for Alberto Matos de Faria

O catamaran Delta Force Explorer 36 é um casco bem leve fabricado em fibra de vidro e resina de poliéster para competições de barcos elétricos.A qualidade da laminação feita de manta leve  reforçada com tecido segue o padrão da maioria dos modelos produzidos na China e merece uma atenção especial com relação a reforços estruturais no caso de “set up’s” mais potentes. O estilo  “offshore” do casco  é atraente  e o desenho do “botton” ou fundo dos flutuadores com ângulo pronunciado  favorece a navegação em altas velocidades.Por outro lado  cascos com fundo em diedro acentuado são propícios a instabilidades em curvas de alta velocidade. A instalação das rabetas ou “stingers” deve ficar na porção mais inferior no painel da sub popa próximo ao fundo.

001 002 003

Como as rabetas ou “stingers” fornecidos vieram com pedestais mais compridos a solução foi fazer uma adaptação cortando o casco .Para esta montagem utilizo J Weld branco que além de muito resistente favorece a posição das peças com cura rápida para depois fazer o reforço interno da área com fibra de vidro.

004 005 007

As rabetas devem ficar sempre paralelas ao fundo do casco para futuros ajustes de inclinação negativa (para baixo) e com um ligeiro “toe in” .Colo provisóriamente os montantes de motor e “stuffing boxes” e em seguida aplico fibra de vidro e resina epóxi.A localização do C.G. foi préviamente determinada seguindo a  regra dos 30/32% do comprimento total do casco com a colocação de todos os componentes antes do inicio da montagem.

006 009 013

Com os motores instalados passo para a fixação do suporte de servo e leme.Para apoiar os “stuffing boxes” utilisei pequenos blocos de “carbomat”.Os eixos de transmissão flexíveis são contra rotativos pois os motores viram em sentido contrário um do outro.

010 015 016

Logo atrás do servo instalei uma bandeja para o receptor que vai dentro de uma caixa Traxxas e outras para a colocação dos aceleradores eletrônicos. O fundo onde estão as bandejas das baterias foi reforçado com camada dupla de fibra por ser muito flexível.

018 019 022

Os aceleradores eletrônicos posicionados em linha facilitam as conexões das linhas d’água e cabos de força. Os pescadores auxiliares em aço inox refrigeram os motores ao passo que o leme supre os “esc’s”. Para melhorar a conexão do leme com o servo substitui o braço original de alumínio por outro maior  de carbono. Este modelo esta equipado com motores Leopard 3674 de 3250kv,aceleradores eletrônicos Turnigy T-180A e baterias Nanotech 4S e 5S de 45C . Alguns dos hélices recomendados para testes iniciais são os Octura X 436,  X437 e X440  com passos direito e esquerdo. Para garantir a flutuação do modelo pedaços de espaguete de piscina foram encaixados sob o deck na proa e carenagem.

032 033 027

O Delta Force Explorer 36 é um catamaran de alto desempenho  e custo acessível recomendado para modelistas  que apreciam velocidade ……testes e vídeo em breve!

GO FAST AND TURN RIGHT !

Gill Roland Sonsino

  • Client - Alberto Matos de Faria
  • Date Completed - 08/2013