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CASTLE ICE 240

developed for GRSBOATS Company

O  acelerador  eletrônico  da  empresa  Castle Creations  modelo Hydra ICE 240  foi projetado  para operar em  voltagens de até 34v ( 8S)  e  vem equipado  com  “data logging”  capaz de  armazenar  informações  técnicas  como temperatura, voltagem, curva de aceleração, wattagem,amperagem entre outras.A construção em  alumínio anodizado com dissipador é reforçada por um suporte plástico e vem com  quatro tubos de alumínio para a circulação de água.Com “bec” interno de 5A fornece nergia para servo e receptor sem a necessidade de uma bateria adicional. Para aqueles que preferem como eu utilizar uma  bateria em separado basta desconectar e isolar o fio vermelho do plug que vai na porta 2 do receptor. Para a programação do ICE 240 é preciso adquirir  o kit de cabo usb ou” Castle Link adapter” para ver, mudar ou customizar as opções de programa no computador.  Basta baixar o Castle link software do site do fabricante( versão 3.54.00 de 05/03/2013) e conectar o adaptador a uma porta usb que o Castle Link instala automaticamente os drivers do dispositivo.  O castle “QuickConnect” é outro dispositivo que detecta automaticamente a presença do Castle link adapter permitindo a troca de sinais entre o receptor e o adaptador  sem a necessidade de desconectar o cabo do acelerador no receptor . No caso do fio vermelho ter sido desconectado no plug será preciso utilizar uma bateria para acionar o esc. Para os cabos de motor e bateria  8 AWG recomenda-se utilizar conectores de boa qualidade de 6mm ou 8mm que não acompanham o produto .Para evitar a corrosão dos conectores adicionei o dispositivo anti faísca ou “anti spark” com um resistor de 5 ohms ao cabo vermelho.

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Antes da primeira conexão do Ice 240   ler com  atenção as instruções do fabricante que alerta sobre a necessidade de se inverter a posição do  acelerador para rádios Futaba. É preciso também ajustar o EPA (end point adjusment) do acelerador no valor máximo (100 a 120) e o trim do mesmo no valor 0 (zero).  O Ice 240 vem equipado com LEDs (amarelo,verde e vermelho) e sinais sonoros (beeps) que indicam as diferentes etapas de programação .O  primeiro passo  para esta programação é bem simples: ligar o transmissor com o acelerador ou gatilho  todo puxado, conectar a bateria do esc, aguardar o fim da sequencia de sinais de led e sinais sonoros (beeps) e retornar o gatilho para a posição neutra.Com esta sequencia o acelerador está armado e pronto para acionar o motor. Em seguida  desligar o transmissor  e religa-lo  observando  se o Led amarelo que indica que o motor já pode ser acionado está acesso.A partir deste ponto é preciso acessar o aplicativo e ajustar as funções Reverse Type, Reverse Throttle Amount, Cutoff Voltage, Auto-lipo Volts/Cell, Motor Rotation Direction, Motor Timing e Throttlle Dead Band que vem com valores de fábrica assinalados com asteriscos.

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No primeiro teste de bancada do motor Neu 1527 1D com bateria nanotech 45C de 6S segue abaixo o data logging com todas as informações. IMPORTANTE: sempre verificar o número de polos do motor e o tipo de transmissão direta ou reduzida (engrenagens)antes de descarregar os dados.No teste de lago o Ice 240 mostra uma excelente linearidade na curva de aceleração ,mas é preciso atentar ao tempo de uso continuo pois o banco de capacitores para set up’s extremos como o meu  é insuficiente. Recomenda-se adicionar um banco extra de capacitores na saída dos  cabos de bateria o mais próximo do corpo central. Descobri este problema ao trazer o modelo e verificar que dois dos quatro capacitores estavam semi abertos mesmo com a temperatura interna estar dentro dos padrões e o acelerador estar funcionando normalmente.Acabei retornando o esc ao fabricante por conta da garantia de um ano contra defeitos e posso afirmar que o suporte técnico foi muito profissional tanto na comunicação quanto ao envio de volta de uma nova unidade sem nenhum custo.Novos testes com o banco extra de capacitores em breve!

GRX FE 2nd test

As principais informações fornecidas pelo Datalogging são:

Voltagem – a voltagem do pack de bateria desde a conexão inicial  até o final do uso do modelo.

Ripple – é a mudança da voltagem medida toda vez que o motor é acionado. Se o valor máximo aumenta com o tempo é recomendável trocar a bateria.

Current – é amperagem que conjunto está drenando.

Amps Hours – é o montante aproximado da capacidade da bateria utilizado durante uma sessão.

Watts – a quantidade de watts que o conjunto está drenando

Temperature – é a temperatura do Ice 240A.O máximo recomendado é de 93C.

RPM – as rotações do motor. Certifique-se de ir à janela EDIT e mudar o número de polos do seu motor,Kv e tipo de transmissão.

Throttle In – é o pulso de milissegundo que se está enviando ao esc em determinado momento.1ms é reversão total, 1,5ms é neutro e 2,0ms eleração total.

Power Out – é a porcentagem de aceleração que o set up foi capaz de deliberar.

Observando as restrições de uso e a calibragem correta do Ice 240 de acordo com cada aplicativo podemos dizer que este acelerador eletrônico é mais uma boa opção para modelos de alto desempenho.

 P.S. A empresa Castle descontinuou toda a linha maritima de aceleradores eletronicos!

GO FAST AND TURN RIGHT!

Gill Roland Sonsino

  • Client - GRSBOATS Company
  • Date Completed - 05/2013